Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Presença do pai auxilia no equilíbrio emocional do indivíduo

Desenvolvimento do ser humano pode ser mais equilibrado, do ponto de vista emocional, se ao longo da vida houver a presença da figura paterna. 

A observação é da psicóloga Angelita Devequi Rodrigues Traldi, que avalia a importância do pai como o segundo vínculo do bebê com o mundo, depois do contato estreito com a mãe. 

A especialista destaca que as novas e diversas formas de composição familiar credenciam a figura paterna ao pai, como também o padrasto, o avô, um familiar próximo que tenha participação na vida do indivíduo. 

Emocionalmente, a figura paterna está relacionada à proteção, enquanto a mãe simboliza o cuidado, explica a psicóloga. 

Ambos têm participação importante para diferentes sentimentos da criança, como a confiança e independência assimiladas pela autoridade do pai.  

A falta desse convívio pode levar a uma instabilidade emocional e desencadear dificuldade de relacionamento com outras pessoas, na vida social, profissional e afetiva. 

A especialista sugere que os pais ou pessoas que assumem esse papel sejam participativos desde os primeiros meses de vida, dividindo com a mãe as tarefas de cuidar, orientar e brincar com a criança. 

Os vínculos afetivos serão fortalecidos e vão contribuir para a participação do pai nas diferentes etapas: o período escolar, a adolescência e a idade adulta. 

Fonte: Agencia Radio2

Deixe seu comentário: