Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Novo exame de sangue mostra alta eficácia na detecção do câncer de mama

Um exame de sangue promete revolucionar o diagnóstico de câncer e mama.

Desenvolvido por pesquisadores britânicos, o teste sanguíneo mostrou eficácia superior à da mamografia.

Durante os testes, ele foi capaz de identificar o câncer de mama em 92% dos casos, na média – e, o que é ainda melhor: foi capaz de reconhecer o tumor mesmo no comecinho da doença, no chamado estágio zero. Nesse estágio, a eficácia foi de 70%.

O teste sanguíneo, cuja análise é feita em laboratório, é menos incômodo do que o exame de mamografia.

O trabalho realizado pelos cientistas britânicos envolveu amostras de sangue de 9.632 mulheres sem diagnóstico de câncer de mama e outras 548 com a doença.

Em mulheres com o tumor em fases mais avançados, nos estágios 3 e 4, não houve falhas e o exame apontou a doença em 100% dos casos.

Já entre os casos em que o câncer estava no estágio 1, o percentual de acertos ficou em 89% e, no estágio 2, em 96%.

Outro destaque é que o novo teste registrou um número praticamente insignificante de falsos positivos, apenas 2, nas  mais de 10 mil análises feitas.

Para comparação, a mamografia aponta a presença do câncer de forma equivocada em aproximadamente 10 de cada 100 análises.

Apesar dos resultados animadores, é preciso apontar uma limitação do exame de sangue para detecção do câncer de mama: ele não consegue mostrar onde o tumor está localizado, e por isso não pode substituir totalmente as mamografias.

Aqui no Brasil, o câncer de mama é o tipo com maior incidência entre as mulheres, responsável por 30% dos diagnósticos de câncer.

De acordo com o INCA, o Instituto Nacional de Câncer o Brasil registra aproximadamente 66 mil novos diagnósticos a cada ano, enquanto o mundo contabiliza 2,3 milhões de casos de câncer de mama anualmente.

Fonte: Agencia Radio2

Deixe seu comentário: