Detalhes do Incidente
A PM abordou o neto, de 17 anos, por suposto tráfico. Por exemplo, o avô, de 60 anos, tentou intervir. Em seguida, os policiais aplicaram mata-leão nos dois. Assim, ambos foram imobilizados no chão. No entanto, vídeos mostram força excessiva, segundo o MP.
O MP classificou a ação como “desproporcional”. Enquanto isso, pediu abertura de inquérito na Corregedoria. Por outro lado, os policiais alegam resistência à abordagem. Além disso, o MP solicita imagens das câmeras corporais. A investigação pode levar à suspensão dos PMs.
Moradores de Ceilândia realizaram protestos na delegacia. Por exemplo, faixas pediam “basta de violência policial”. Em seguida, ONGs de direitos humanos apoiaram a família. Assim, o caso ganhou repercussão nas redes. No entanto, a PMDF promete apuração rigorosa.
Contexto de Violência Policial
O DF registrou 50 denúncias contra PMs em 2024. Por exemplo, 20% envolviam uso excessivo de força. Enquanto isso, a Corregedoria investigou 30 casos. Além disso, o MP cobra treinamento para abordagens. Assim, a confiança na polícia precisa ser restaurada.
Condição das Vítimas
O avô e o neto sofreram escoriações leves. Por outro lado, ambos receberam atendimento médico. Além disso, a família contratou um advogado. No entanto, o trauma psicológico persiste. O Conselho Tutelar acompanha o adolescente.
A Corregedoria tem 30 dias para apresentar relatório. Em seguida, o MP decidirá sobre acusações criminais. Por outro lado, os PMs seguem em serviço. Além disso, a família planeja ação por danos. Para denúncias, acesse o [site da Ouvidoria do DF](https://www.ouvidoria.df.gov.br).