Uma tragédia chocou o bairro de Realengo, na zona oeste do
Rio de Janeiro. Uma mulher de 23 anos foi presa em flagrante no último domingo (10). A acusação é de abandono de incapaz com resultado de morte. O motivo é que a
mãe deixou o bebê dela, de apenas 8 meses, aos cuidados do irmão de 5 anos para, em seguida, ir a um baile funk.
Como o crime aconteceu?
De acordo com a Polícia Civil, a jovem saiu de casa por volta das 2h da madrugada. Assim, seu destino era um baile funk na comunidade Jardim Novo. Antes de sair, no entanto, ela deixou a filha mais nova sob a responsabilidade do filho de 5 anos.
A investigação apurou que a mãe chegou a preparar uma mamadeira. Além disso, ela orientou o menino a alimentar a irmã caso ela chorasse.
A descoberta da tragédia: mãe deixou bebê
A mulher só retornou para casa por volta das 8h30 da manhã. Ao chegar, porém, ela encontrou a bebê imóvel e sem respirar. Desesperada, ela levou a criança para a UPA de Magalhães Bastos. Infelizmente, a equipe médica constatou que a menina já chegou ao local sem vida. A principal suspeita, agora, é que a morte tenha sido causada por engasgamento.
Condições da residência e investigação
Durante a apuração, os policiais foram até a casa da família. Lá, eles constataram que a residência estava em condições insalubres. Consequentemente, o ambiente foi considerado inadequado para a criação de crianças.
Vizinhos relataram à polícia que a prática de deixar os filhos sozinhos era frequente. Com base nisso, além do flagrante pela morte da bebê, a polícia abriu um procedimento para investigar possíveis maus-tratos contra o menino de 5 anos.
Por fim, o caso foi encaminhado ao Ministério Público e ao Judiciário. O Conselho Tutelar também foi acionado para garantir a proteção da criança mais velha.
Veja também: