Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Inflação oficial avança em outubro e beira 10,7% em 12 meses

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que é considerado a inflação oficial do país registrou, em outubro, a maior variação para o mês desde 2002.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o índice ficou em 1,25% no décimo mês do ano, contra 1,16% em setembro.

Todos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta no mês, mas o grupo Transportes foi o principal vilão, como detalha o gerente da pesquisa do IPCA, Pedro Kislanov:

Os grupos Alimentação e Bebidas e Habitação também contribuíram de forma relevante para o resultado da inflação oficial de outubro.

Vale citar também o grupo Vestuário, que variou 1,80%, com altas em todos os itens pesquisados.

Com o resultado averiguado em outubro, o IPCA agora acumula alta de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses – acima dos 10,25% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Ainda de acordo com os números divulgados pelo IBGE, no mês passado todas as regiões do país pesquisadas apresentaram inflação. As maiores variações ficaram com a região metropolitana de Vitória e no município de Goiânia, ambos com 1,53%.

Já a menor variação ocorreu na região metropolitana de Belém, 0,64%,.

Deixe seu comentário: