Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O governo do Irã, por meio do embaixador Abdollah Nekounam em Brasília, agradeceu o apoio do Brasil durante a guerra de 12 dias contra Israel. A declaração foi feita nesta quinta-feira (26/6), durante coletiva de imprensa. Além disso, o diplomata destacou o papel dos Brics na melhoria da ordem mundial.
A guerra entre Irã e Israel começou em 12 de junho. Isso ocorreu após ataques israelenses contra o território iraniano. De acordo com o governo de Benjamin Netanyahu, os bombardeios tinham como objetivo impedir que o Irã, liderado pelo aiatolá Ali Khamenei, conseguisse uma arma nuclear. Em resposta, o Irã lançou uma operação militar contra Israel.
Ao todo, pelo menos três instalações nucleares iranianas foram atingidas por bombardeios israelenses e norte-americanos. A estimativa é que 638 pessoas morreram no conflito. Dessas, 610 eram iranianas. Entre as vítimas, estão nomes importantes da ala militar iraniana, assim como cientistas nucleares.
Depois de doze dias de guerra, um cessar-fogo foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 23 de junho. Além disso, os Brics foram lembrados pelo diplomata iraniano. Dois dias antes, os países membros do bloco divulgaram uma declaração conjunta. Nela, condenaram os ataques de Israel e dos Estados Unidos contra as instalações nucleares iranianas.
“Agradecemos ao governo brasileiro e aos Brics, que condenaram os ataques ao nosso programa nuclear, que é para fins pacíficos e está atuando conforme o direito internacional”, afirmou Nekounam durante conversa com a imprensa brasileira. A entrevista foi realizada na sede diplomática do Irã no Brasil.
Nekounam destacou que os Brics não existem apenas para publicar declarações. Pelo contrário, o grupo tem a missão de criar um novo caminho. Além disso, busca colocar em ordem as partes que falam à ordem internacional. “Os Brics não existem apenas para publicar declarações, mas sim para criar um novo caminho, colocar em ordem as partes que estão falando à ordem internacional”, disse o diplomata iraniano.
Questionado sobre a participação do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, na próxima cúpula de líderes dos Brics, o embaixador afirmou que o assunto está sendo avaliado pelo governo iraniano. A reunião acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.