Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Fila do INSS tem mais de 1,8 milhão de benefícios à espera de liberação

Um milhão, 863 mil, 318 pedidos ao INSS.

O número é tão longo quanto à demorada fila de espera para a liberação dos benefícios de quem tem de esperar, em média, dois meses e meio, pra receber ajuda da previdência.

São, na maioria das vezes, recursos essenciais para a sobrevivência, como auxílio-doença, Benefício da Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência ou a própria aposentadoria.

Por causa do enfrentamento da pandemia de Covid-19, o Instituto Nacional do Seguro Social suspendeu o atendimento presencial nas agências.

O atendimento remoto, pelo site Meu INSS, ou pelo telefone 135, foi prorrogado até 19 de junho.

De acordo com os números do último boletim da Previdência Social, divulgado em 1º de junho, a grande maioria dos pedidos ainda não passou pela primeira análise.

Apenas cerca de 450 mil tiveram a primeira avaliação e aguardam o cumprimento de exigências do INSS para o pagamento.

Esses números se referem ao mês de fevereiro.

A demora média de 72 dias é cerca de 60 POR CENTO maior do que o prazo previsto por lei, de 45 dias para atendimento das solicitações.

As regiões Sudeste e Nordeste concentram maior número de pedidos em atraso.

O segurado pode requerer na Justiça o atendimento da demanda, mas a recomendação, é protocolar contestação no próprio INSS, como medida administrativa, que pode ser mais ágil que o processo judicial, também comprometido pelo distanciamento social.

Deixe seu comentário: