Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Doação de leite materno pode ser feita durante todo o ano

A amamentação deve ser iniciada o mais cedo possível, de preferência na primeira hora de vida. O leite materno possui importantes nutrientes que fortalecem a imunidade e protegem a criança de doenças comuns na infância, como diarreia, infecções e alergias, além de diabetes, hipertensão, colesterol alto e obesidade na vida adulta. Apesar disso, aproximadamente 330 mil crianças nascem prematuras no Brasil todos os anos e, muitas delas não têm a oportunidade de serem amamentadas por suas mães, necessitando da doação de leite materno proveniente dos Bancos de Leite Humano para  ajuda-las a sobreviver. Muitas mulheres que estão amamentando e podem doar seu leite, acabam não realizando por acreditar que existe um momento específico para isso. Para desmistificar essa ideia, a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, afirma que a mulher sempre pode doar, desde que esteja saudável.

“Não existe uma época específica para realizar a doação de leite materno. Durante todo o ano precisamos de doação, pois os bebês prematuros nascem diariamente no país. Também não existe indicação de um horário específico para realizar a coleta do leite materno, o ideal é que seja um horário onde a mulher esteja menos sobrecarregada e possa realizar a coleta com tranquilidade.”

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Então, se este for o seu caso, entre em contato com o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Leite Humano mais próximo de sua casa. Entre as suas responsabilidades, está o processamento e controle de qualidade do leite materno distribuído para as crianças prematuras e/ou de baixo peso internadas nas Unidades Neonatais.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Deixe seu comentário: