Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Com 31 assinaturas, pedido de abertura da CPI do MEC é protocolado no Senado

Pedido de abertura da CPI do MEC é protocolado no Senado.

Conforme anunciado pelo senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, na semana passada, 31 senadores assinaram o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, com o objetivo apurar as denúncias de corrupção e tráfico de influência no Ministério da Educação, envolvendo o ex-ministro Milton Ribeiro e pastores.

Conforme regimento do Senado, requerimento de abertura de uma CPI precisa ser assinado por, no mínimo, 27 senadores – um terço dos 81 que compõem a Casa.

Além disso, o documento deve indicar o fato a ser apurado, o número de integrantes, o prazo de duração e o limite de despesas para a realização das atividades.

Senadores da oposição já tinham tentado criar a CPI quando as primeiras denúncias sobre supostas irregularidades no MEC surgiram, há alguns meses, mas o governo teve força para impedir.

Há poucos dias, após Milton Ribeiro ser preso em uma operação da Polícia Federal que investiga possíveis irregularidades na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a possibilidade de criação da Comissão voltou a ganhar força.

Agora, para que a comissão possa iniciar os trabalhos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais, precisa ler o documento em plenário.

Ainda não há confirmação de quando isso avai acontecer.

Lembrando que, no ano passado, requerimento de criação da CPI da Covid dormiu mais de dois meses na mesa de Pacheco.

A abertura da CPI, na ocasião, foi feita apenas após determinação do Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Agencia Radio2

Deixe seu comentário: