Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Benefício Extraordinário de Transição (BET) será encerrado em junho de 2025. Ele foi criado para compensar famílias que receberam valores menores no Bolsa Família em comparação ao Auxílio Brasil. A medida está prevista no Decreto nº 12.064/2024. Desde o início, o benefício tinha caráter temporário.
Atualmente, cerca de 166 mil famílias ainda recebem o BET. Isso representa apenas 0,8% do total dos beneficiários do Bolsa Família. O benefício foi implementado em junho de 2023, com prazo determinado. A extinção ocorreria se os repasses do Bolsa Família superassem os valores pagos até maio daquele ano.
Em maio, o Bolsa Família será pago a partir do dia 19. O BET ainda será depositado normalmente neste mês. Porém, a partir de junho, o benefício extra deixará de ser liberado.
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) explicou que o período de vigência do BET vai de junho de 2023 a maio de 2025. Esse prazo foi definido com base no ciclo de atualização do Cadastro Único, que ocorre a cada 24 meses. Com o encerramento desse ciclo, o governo considera que o ajuste financeiro não é mais necessário.
Em abril de 2025, o Bolsa Família beneficiou mais de 20,4 milhões de lares. O investimento aproximado foi de R$ 13,7 bilhões. O valor médio pago por benefício foi de R$ 668,73.
Ao todo, cerca de 53,8 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa. Entre elas, estão 16,2 milhões de crianças de até 11 anos e 7,6 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos.
Os pagamentos são feitos de forma escalonada. Isso ocorre nos últimos 10 dias úteis do mês, conforme o Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.
Com o fim do Benefício Extraordinário de Transição, as famílias que recebiam valores menores no Bolsa Família em relação ao Auxílio Brasil deixarão de receber o complemento financeiro. Isso acontece porque os valores do Bolsa Família já atingiram ou superaram os pagos anteriormente.
O benefício tinha o objetivo de evitar perdas financeiras durante a transição entre os programas. Agora, o governo entende que essa fase foi concluída.
O BET era pago exclusivamente às famílias que tiveram redução no valor total dos benefícios após a migração do Auxílio Brasil para o Bolsa Família. O valor do benefício era calculado para recompor o montante que a família recebia anteriormente.
O benefício era reduzido gradativamente conforme o aumento dos valores pagos pelo Bolsa Família ou a revisão da elegibilidade da família.
Os beneficiários podem acompanhar os pagamentos e notificações pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social. Em caso de dúvidas, o governo orienta o contato pela Central de Atendimento 121.
O encerramento do Benefício Extraordinário de Transição marca o fim de uma etapa importante na consolidação do Bolsa Família. O programa segue como principal política de transferência de renda do Brasil. Além disso, mantém amplo alcance e foco na redução da pobreza.
Para mais informações, acesse o site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social.
Prejuízo nos Correios: Empresa Anuncia Cortes de Jornada e Fim do Home Office