Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Aposentado deve ficar atento aos novos prazos da prova de vida a partir de janeiro

Suspensa até o fim do ano, a prova de vida de aposentados e pensionistas voltará a ser exigida no início de  2022.

 

Pessoas que deveriam ter feito o procedimento entre novembro de 2020 e junho deste ano devem se apressar para garantir o recebimento, em fevereiro, do benefício de janeiro.

 

De acordo com o novo calendário divulgado pelo INSS, quem teve a prova de vida vencida entre julho e agosto de 2021, poderá ter o pagamento de fevereiro bloqueado em março.

 

Já aposentados e pensionistas com prova de vida vencida em setembro ou outubro correm o risco de deixar de receber o benefício de março, a ser pago em abril.

 

E para quem teria prazo até novembro ou dezembro para provar que está vivo, é importante fazer isso no máximo até abril, para que o dinheiro esteja disponível em maio.

 

A comprovação pode ser feita na agência bancária onde o benefício é depositado, sendo que em alguns casos é possível utilizar a página do banco na internet.

 

Pessoas com mais de 80 anos ou que possuem dificuldade de locomoção podem fazer o procedimento em casa, mas é necessário agendar a visita de um funcionário do INSS.

 

Os canais de atendimento são o telefone 135 e o aplicativo Meu INSS, onde também é possível o segurado que possui a biometria cadastrada para o título de eleitor fazer a prova de vida digital.

 

E é importante que os aposentados e pensionistas fiquem atentos aos próximos prazos para a prova de vida, pois existe variação de um banco para o outro.

 

Na Caixa ela deve ser feita no intervalo de um ano, no Banco do Brasil, ela é exigida no mês de aniversário.

Já em outras instituições financeiras, a data pode ser a concessão da aposentadoria, o mês em que foi feito o primeiro pagamento, ou uma vez por ano.

Deixe seu comentário: