Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Julgamento de Bolsonaro: ex-presidente irá ao STF?

Às vésperas do início do julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, a presença do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar o procedimento ainda é uma incógnita. A sessão, que julgará Bolsonaro e outros sete réus, começa nesta terça-feira (2).
Atualmente em prisão domiciliar desde 4 de agosto por descumprir medidas cautelares, o ex-presidente precisaria de uma autorização do STF para deixar sua residência. Até o final deste domingo (31), no entanto, nenhum pedido havia sido apresentado à Corte por sua defesa.
Além do cálculo político, o estado de saúde de Jair Bolsonaro é um fator relevante na decisão. Ele tem sofrido com refluxos e crises de soluço, sintomas relacionados ao atentado a faca de 2018. Recentemente, no dia 16, ele precisou deixar a prisão domiciliar por cerca de cinco horas para realizar exames.

Quem são os outros réus e quem vai comparecer?

Além de Bolsonaro, outros sete acusados serão julgados. O SBT News consultou as defesas para saber quem planeja acompanhar o julgamento presencialmente:
  • Comparecerá:
    • Paulo Sérgio Nogueira: General do Exército e ex-ministro da Defesa.
  • Pretende comparecer:
    • Alexandre Ramagem: Deputado federal e ex-diretor-geral da ABIN.
  • Não comparecerão:
    • Anderson Torres: Ex-ministro da Justiça.
    • Augusto Heleno: General e ex-chefe do GSI.
    • Almir Garnier: Ex-comandante da Marinha.
  • Por videoconferência:
    • Walter Braga Netto: General e ex-ministro, que está preso preventivamente no Rio de Janeiro.
  • Não respondeu:
    • Mauro Cid: Tenente-coronel e delator do caso.

Como será o rito do julgamento?

O julgamento está previsto para durar vários dias, com início nesta terça-feira (2) e encerramento estimado para o dia 12 de setembro. O rito seguirá os seguintes passos:
  1. Leitura do Relatório: O ministro relator, Alexandre de Moraes, fará um resumo de todo o processo.
  2. Acusação: A Procuradoria-Geral da República (PGR) terá até duas horas para apresentar seus argumentos pela condenação dos réus.
  3. Defesa: Cada um dos oito réus terá uma hora para a sustentação oral de seus advogados.
  4. Votos dos Ministros: Somente após as sustentações, que devem durar mais de dez horas no total, os ministros da Primeira Turma do STF começarão a proferir seus votos pela condenação ou absolvição.
Todos os réus respondem por cinco crimes graves: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Deixe seu comentário:

Nosso endereço:

Contato:

+55 81 99688-4861

Utilize nosso Whatsapp:

+55 81 99688-4861

Endereço:

Av. Barreto de Menezes 567 – Marcos Freire, Jaboatão dos Guararapes – PE, 54360-070

Onde estamos?

Para refletir!

“Quando o mundo acabar, quem dará a notícia será o rádio.

(Autor desconhecido)

Curta no Facebook