Um homem armado foi morto por policiais da Rotam na Asa Norte, em Brasília. O caso ocorreu na noite de quinta-feira, 17 de abril. Ele resistiu à abordagem e apontou uma arma contra os PMs. Em seguida, os policiais reagiram, atingindo o suspeito. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o incidente.
Circunstâncias do Confronto
A Rotam realizava patrulhamento na quadra 403 da Asa Norte. Por exemplo, os policiais avistaram o homem em atitude suspeita. Ao abordá-lo, ele sacou uma pistola, segundo a PMDF. Assim, houve troca de tiros, e o suspeito foi baleado. Ele morreu no local antes do socorro chegar.
Investigação em Andamento
A 5ª Delegacia de Polícia assumiu o caso. Além disso, câmeras de segurança da região estão sendo analisadas. Por outro lado, a arma do suspeito foi apreendida para perícia. A PCDF verifica se ele tinha antecedentes criminais. Enquanto isso, os PMs envolvidos foram afastados temporariamente.
Contexto de Segurança no DF
A Asa Norte tem registrado aumento de crimes armados em 2025. Por exemplo, assaltos a pedestres cresceram 10% no último trimestre. No entanto, a PMDF intensificou operações com a Rotam. Assim, o objetivo é reduzir a criminalidade em áreas centrais. A população pode colaborar com denúncias anônimas pelo 190.
Debate Sobre Uso da Força Policial
O caso reacende discussões sobre letalidade policial no Brasil. Por exemplo, ONGs cobram maior transparência em confrontos. Em seguida, a PCDF prometeu divulgar o resultado da investigação. Para mais informações sobre segurança, acesse o [site da Secretaria de Segurança do DF](https://www.ssp.df.gov.br).