Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido, realizaram uma visita inesperada ao Papa Francisco na tarde de quarta-feira (9). O encontro aconteceu na Casa Santa Marta, residência atual do pontífice que se recupera após passar 38 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, onde tratou uma pneumonia bilateral.
“Durante o encontro, o Papa teve a oportunidade de expressar seus votos a Suas Majestades por ocasião do 20º aniversário de seu casamento e retribuiu a Sua Majestade [rei Charles] os votos de uma rápida recuperação de sua saúde”, informou a Santa Sé em comunicado oficial. Na última parte da declaração, a sala de imprensa fez referência ao tratamento de câncer que o monarca britânico enfrenta desde o ano passado.
Por sua vez, o Palácio de Buckingham emitiu uma nota afirmando que Charles e Camilla “ficaram encantados com o fato de o papa estar bem o suficiente para recebê-los e por terem tido a oportunidade de compartilhar seus melhores votos pessoalmente”.
Esta marca a terceira vez que Charles se encontra com o Papa Francisco. No entanto, é a primeira reunião desde sua coroação como rei. Os encontros anteriores ocorreram em 2017 e 2019, quando ainda era príncipe de Gales.
Segundo informações da monarquia britânica, a visita ao pontífice integra uma viagem de três dias de Charles e Camilla à Itália. Durante sua estadia no país, o casal real também se encontrou com importantes lideranças políticas italianas.
Entre os compromissos oficiais, destaca-se o encontro com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra, Giorgia Meloni. Além disso, o rei Charles pronunciou um discurso às Câmaras reunidas no Palácio Montecitório, sede da Câmara dos Deputados italiana.
O objetivo principal da visita é reforçar os laços diplomáticos e culturais entre o Reino Unido e a Itália, países que mantêm relações históricas de cooperação em diversas áreas.
A visita acontece em um momento delicado para ambos os líderes. O Papa Francisco tem enfrentado problemas de saúde recorrentes, enquanto o rei Charles continua seu tratamento contra o câncer, diagnóstico que foi revelado ao público no início deste ano.