
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O custo de vida dos brasileiros voltou a subir no final de 2024, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getúlio Vargas, que registrou alta de 0,31% na quarta e última medição de dezembro. O principal vilão do aumento foi o setor de alimentos, com uma disparada de 1,14%. Produtos como o contrafilé e o café tiveram aumentos significativos, subindo 6% e quase 5%, respectivamente.
Por outro lado, a queda no preço da batata, que despencou 16%, ajudou a conter um aumento ainda maior nos alimentos. A conta de luz também deu um alívio ao bolso do consumidor, com redução graças à volta da bandeira verde, resultado das chuvas que melhoraram os níveis dos reservatórios.
Outros itens também impactaram o índice: o aumento nos preços do plano de saúde e dos cigarros, reflexo de impostos mais altos, contrastou com quedas na tarifa de condomínio e no valor do aluguel. A oscilação nos preços reflete os desafios enfrentados pelas famílias brasileiras no equilíbrio do orçamento doméstico.