Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Descarte correto de lixo é bom para o planeta e garante renda a milhares de brasileiros

O consumidor é o primeiro elo da cadeia de reciclagem. Ele é o responsável por separar o lixo orgânico dos resíduos recicláveis dentro de casa e fazer o descarte correto dos materiais.

Feito isso, esses resíduos são coletados, passam por um processo de triagem realizado por cooperativas de catadores e seguem para a destinação adequada. Assim, conseguem chegar em indústrias recicladoras, que os transformam em matéria-prima, para novos produtos.

Mas, para que todas essas etapas do ciclo sejam cumpridas, o consumidor precisa dar o primeiro passo, como explica Roberto Rocha, presidente da Associação Nacional de Catadores, a ANCAT.

O descarte de forma correta não só ajuda a proteger o futuro do planeta como também gera renda para as pessoas que dependem da reciclagem.

Encorajar mais e mais pessoas a fazer a separação dos resíduos recicláveis em casa é um dos desafios da cadeia de reciclagem no país, como explica a diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak, Valéria Michel.

Uma das apostas da companhia é unir esforços com todos os atores do ciclo de reciclagem, como consumidores, organizações do terceiro setor, institutos e governo.

No Brasil, mais de 80% da população está concentrada nos centros urbanos e, só no estado de São Paulo, um terço das pessoas vivem em condomínios.

Fonte: Agencia Radio2

Deixe seu comentário: